Fotos por Julio Cesar

terça-feira, 10 de julho de 2012

São Paulo e o 9 de Julho. Homenagem.


MMDC
Movimento Constitucionalista


Localizado em frente ao parque do Ibirapuera, em São Paulo, está o Obelisco, um monumento em homenagem aos bravos do movimento MMDC. O Obelisco repousa na praça que é permeada pelas vias que ligam a avenida 23 de maio e Rubem Berta, tendo no lado oposto ao parque a Assembléia Legislativa.


Na minha última visita ao monumento, a área inferior ao Obelisco, em que ficam gravados os nomes dos combatentes da revolução de 32, estava trancada e através das grades da porta que dá acesso foi triste ver o então descaso e abandono que a 'cripta' estava.


A minha esperança é que a situação devia-se ao preambulo de uma então reforma e recuperação das instalações. Tinha a pretensão de retornar ao local neste ultimo 9 de julho (2012), mas acabou não sendo possível. 


Amante desta cidade e de tudo que ela tem de bom, e não é pouco, para oferecer, este é um espaço que não importa quantas vezes vá... sempre há minha contemplação e introspecção ante ao movimento e a bravura de jovens que dispuseram a vida em prol da ideologia, está a liberdade e dignidade do homem.


Que este que se ergue magestoso, sobre o campo verde cor simbolo da esperança, possa permanentemente nos lembrar de estarmos aprumados e invergáveis ante a deturpação da moral, honra e fé.
Obelisco. Marco no Ibirapuera.
Orgulho de luta para nós paulistanos e que se reverteu
para a mudança de todo um país.
Salve Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo.