Fotos por Julio Cesar

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

SENHORES E DAMAS...

TARDE NO CENTRO - fotos: Julio Cesar
Estação da Luz. São Paulo.

Não um lindo para se viver...sim, com um movimento intenso diariamente, suas ruas não escapam da tomada por ambulantes, lixo, descaso. Mas, nosso olhar não automato pode transformar a paisagem.
 
Nâo anulando de forma esquizofrenica os 'acessórios' paisagisticos, mas, buscando olhar no cerne do lugar. No foco central de sua existência e no porque de sua existência.
  

 Assim surge uma outra Estação da Luz. Assim denominada a estação ferroviaria central da cidade de São Paulo. Com sua arquitetura exterior de belos traços e composição, para o contemplar e o reproduzir, seja por pinturas ou fotografias.

Chegando próximo, poderia se esperar uma descepção, mas ao contrário, quanto mais perto, mais o 'noar' do lugar vai invadindo, como que compondo cada partícula do ar, unindo-se em cada molecula de oxigenio


  
Adentrar à Estação da Luz é quase uma volta instantânea ao passado. Cena que quase infalivelmente surge na mente é a estação do filme Os Intocaveis...e não raro fico a fitar (a mirar, diriam os espanhois...) o movimento frenético...imaginando aquelas pessoas em costumes nos anos 30 ou 40...as mulheres, de forma mais elegante, com seus vestidos e sapatos de meio salto, similar aos 'retrô' de meses atras... com vestidos rodados, bolsas de mão, chapéus, pintura marcante nos lábios e muito, muito pó de arroz. Elegancia dificil de se reproduizir, ou atualizar, com o estilo 'transporte' que muitos usam diariamente...uma outra parcela que tenta, parte mais para a venda dos atributos, sejam fartos demais ou ausentes... ah, constante impasse feminino...

 então...que tal brincarmos um pouco com o que nos é possível...

...ainda que o colorido revele a preciosidade histórica misturado a contemporãnea tecnologia...
vejamos o mesmo lugar com um 'olhar de 80 anos atrás:



Talvez, ao invés dos quiosques, ou melhor, as 'caixas' de aluminio transformadas em ponto de venda de lanches e afins, pudesse haver no espaço um café com aspecto condizente com o espaço, como o feito no Mercado Municipal... melhor se ainda um projeto cultural pudesse transformar alguns domingos em eventos de rememorar nossa história. São Paulo não pode se dar ao luxo de parar e conceder um pouco de história em seu colo?...claro que pode...creio que 'seus filhos' cresceriam mais gratos e unidos a sua cidade mãe.

bom sono...cidade que não adormece.

abraço a todos.
fotos: Julio Cesar